Pesquisar este blog

Últimos Jogos do Vozão

Olá, Seja Bem-Vindo (a)
Se você gostou do site e quiser ajudar adquira as Súmulas dos Jogos do Ceará. As Fichas são feitas com todas as informações do jogo. Data, Horário, Arbitragem, Público, Renda, Números dos Jogadores, Cartões, Gols e as Fotos dos Atletas. Faça seu Pedido Clicando Aqui

domingo, 3 de dezembro de 1972

02/12/1972 - Ceará 2 x 1 Santos - O Milésimo Jogo de Pelé

Com PV superlotado, Cearé derrota Santos,de Pelé,em seu milésimo jogo;
Crédito da Imagem: www.facebook.com/CearaSC
Ceará 0 1º Tempo 1
2 2º Tempo 0
2 FINAL 1
# Pênaltis #

• Data: Domingo, 3 de Dezembro de 1972 Início: 16:00 hs Término:
• Competição: Campeonato Brasileiro 1972 Fase: Primeira Rodada: 25ª Rodada
• Estádio: Presidente Getúlio Vargas Nome Popular: Presidente Vargas
• Cidade: Capital do Ceará (Brasil) Proprietário: Prefeitura do Municipal
• Público Pagante: 35.752 Não-Pagantes: 2.321 Renda: Cr$ 217.571,00
• Árbitro: Carlos Costa (RJ) 4º Árbitro: Sem Registro
• Assistente 1: Harri da Costa Ramos Assistente 2: Assis Furtado
Ceará Sporting Club
Santos Futebol Clube
Gk Hélio Show
Gk Joel Mendes
Df Paulo Tavares
Df Turcão
Df Odélio
Df Paulo
Df Mauro Calixto
Df Altivo
Df Dimas Filgueiras
Df Murias (Vicente)
Mc Edmar
Mc Léo Oliveira
Mc Joãozinho
Mc Afonsinho (Edu)
At Nado
At Roberto Carlos
At Jorge Costa
At Pitico
At Samuel
At Pelé
At Da Costa
At Ferreira
Técnico: Ivonísio Mosca
Técnico: Pepe
# Vicente
At Edu
Tempo Normal Prorrogação Penalidades
1º Tempo 2º Tempo Final 1º Tempo 2º Tempo Final CEA ADV
0 x 1 2 x 0 2 x 1 - - - - -

Acontecimentos
1-1 Samuel, 17'/2º
2-1 Da Costa, 32'/2º (cabeça)
1-0 Pelé, 11'/1º
(Ceará) Sem Registro
(Santos) Sem Registro
Nenhum

• Este foi o Milésimo (1.000) Jogo de Pelé com a camisa do Santos Futebol Clube;
• Nesse jogo Pelé marcou o seu 1015º gol de sua carreira gloriosa;
O Ceará jogou com Camisa listrada em Preto-Branco, Calção Preto e Meias Pretas;
O Santos jogou com a Camisa Branca, Calção Branco e Meias Brancas;
Fonte de Pesquisa: www.acervosantista.com.br
Curiosidade: Já estava no finalzinho do jogo, o placar era 1 a 1 porque o Samuel tinha empatado para nós no começo do segundo tempo, contou Da Costa, autor do gol da vitória alvinegra. A jogada foi assim: Samuel ou Edmar, não lembro direito, meteu uma bola para o Jorge Costa na ponta direita. O Jorge ganhou na carreira do lateral esquerdo do Santos, foi à linha de fundo e cruzou. Eu ameacei ir para a marca do pênalti e voltei… O zagueiro do Santos subiu, mas eu subi na frente dele e cabeceei, a bola bateu no pau da trave e entrou lá no cantinho. É um gol que guardo comigo até hoje. Da Costa conta ainda de uma curiosa aposta feita por Paulino Rocha na época. Eu vou revelar coisa que pouca gente sabe. O Paulino Rocha desceu lá nos vestiários durante o intervalo e me disse: Da Costa, eu apostei com o Rolim (torcedor rival), e, se você fizer o gol da vitória, eu lhe dou o dinheiro todinho da aposta. Pois ele me deu tudo… eram 3 mil cruzeiros, era muito dinheiro na época (Depoimento de Da Costa; Fonte: wikipedia.org)
.:: Ceará vence Santos no Jogo 1000 de Pelé ::.
O título da Copa do Nordeste (2014) e o inédito pentacampeonato cearense em série (1915-1919) são conquistas que o Ceará se orgulha em ter. Mas o Alvinegro pode se gabar também de outra proeza em seus 101 anos de história: a de derrotar o Santos de Pelé no milésimo jogo do eterno craque pelo time do litoral paulista, colocando água no chopp em partida festiva para o Rei do Futebol.

A façanha ocorreu no dia 3 de dezembro de 1972, no estádio Presidente Vargas. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, o Vovô bateu o Peixe, de virada, por 2×1. Todos as atenções daquela partida estavam voltadas para Pelé que, aquela altura, já era consagrado pelo 1000° gol na carreira, pela conquista dos três títulos mundiais com a Seleção Brasileira e o bicampeonato mundial de clubes. Já entrada em campo, o Rei foi bastante festejado e entrou em campo cercado por crianças torcedoras do Ceará.

Quis o destino que o próprio Pelé abrisse o placar aos 11 minutos de jogo. A euforia nas arquibancada era tanta que até os torcedores do Vovô, encantados pelo Rei, vibraram o tento. Mas no 2º tempo, o Alvinegro de Porangabuçu voltou com tudo e conseugiu a virada. Primeiro com um gol de Samuel, aos 17 da etapa final. E coube a Da Costa – um dos grandes destaques do time naquela década – marcasse o gol da vitória, aos 30 do 2º tempo.

Ao fim do término da partida, o clima era digno de conquista de título, com invasão de campo generalizada no gramado do PV e muita comemoração por parte da torcida alvinegra. O jogo contou com quase 40 mil torcedores (o dobro da atual capacidade do PV) é considerado a maior renda e público da história do estádio. Segundo o borderô da época, foram 35.752 pagantes e renda de Cr$ 207.571. (Fonte: esportes.opovo.com.br)

Você Sabia? Pelé jogou nove vezes contra times cearenses, entre 1959 e 1974. Foram seis jogos no PV, um no Castelão, um no Romeirão, em Juazeiro do Norte, e um no Pacaembu, em São Paulo. O Rei fez seis gols, mas nunca venceu o Ceará, com duas derrotas e um empate.
.:: Todos os Jogos da Seleção Brasileira ::.
Confira todos os jogos da Seleção Brasileira de futebol aqui.
All the matches of the Brazilian National Team hear; www.futeboldaselecaobrasileira.blogspot.com.br

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not perish, but have everlasting life. (John, 3:16)

Nenhum comentário: